quarta-feira, 2 de maio de 2012

Gestão de memória e o DMA


Função de DMA

A DMA envolve um módulo adicional no barramento de sistema. O módulo de DMA (figura 6.11) é capaz de imitar a CPU e, na verdade, de retirar da CPU o controlo do sistema.


A técnica funciona como segue. Quando a CPU pretende ler ou escrever um bloco de dados emite um comando para o módulo de DMA, através do envio para o módulo de DMA da seguinte informação:


  • Se foi feito um pedido de leitura ou de escrita.
  • O endereço do dispositivo de E/S.
  • A localização inicial de onde ler ou escrever da memória.
  • O número de palavras a serem lidas ou escritas.

Função de Bus Mastering

O BUS Mastering é um recurso suportado por algumas arquiteturas de barramento, que permite que a controladora de discos instalada comunique-se diretamente com os dispositivos, sem ocupar o processador. Um HD com os Drivers de BUS Mastering seria capaz de acessar diretamente a memória, sem ter que recorrer ao processador, o que além de melhorar o desempenho, não consumiria a CPU, que ficaria livre para fazer outras tarefas. HDs UDMA utilizam o Ultra DMA, enquanto HDs Pio Mode 4 utilizam o Multiword DMA 2. Em ambos os casos, você deverá instalar os drivers de BUS Mastering que acompanham sua placa mãe, a fim de ativar este recurso. Os Windows 98/ME/2000 já possuem drivers de BUS Mastering para a grande maioria das placas mãe, dispensando a instalação dos drivers do fabricante na maioria dos casos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário